JOALHARIA: CUIDADOS A TER

 

É natural que com o uso e o passar do tempo o metal ganhe riscos e oxide. Para o proteger evite o contacto com superfícies ásperas, suor, cosméticos ou produtos químicos e proceda, se necessário, à sua limpeza com um pano suave ou produto próprio.

 

PRATA

 

A prata 925, corresponde a uma liga composta por 92,5% de prata pura e 7,5% de cobre, que aumenta a sua capacidade de resistência, mas também a sua tendência para oxidar em contacto com o ar. Este processo de oxidação é natural e inevitável, mas pode retardá-lo se guardar as jóias bem protegidas e separadas umas das outras, se as retirar para lavar as mãos e outras tarefas, se impedir o seu contacto com produtos químicos, de limpeza ou outros elementos abrasivos.

 

LATÃO E COBRE

 

Estes metais são muito mais sujeitos à oxidação do que a prata e ganham com o passar do tempo uma patina que lhes dá um ar naturalmente envelhecido. Este efeito pode na verdade ser considerado interessante e até provocado propositadamente para aumentar a expressividade da peça – se no entanto preferir que estes metais se mantenham o mais possível fiéis ao seu estado original pode limpá-los com um pano de polimento ou produto próprio.

 

ACABAMENTOS - POLIDO VS ESCOVADO

 

Como o próprio nome indica, o acabamento é o passo final de todo o processo da criação de uma jóia. Quer seja brilhante ou mate, é natural que a passagem do tempo e o desgaste da sua utilização o torne menos uniforme. É sempre possível alterá-lo ou recuperá-lo posteriormente, bastando para tal voltar a executar o procedimento inicial – se o desejar, peça ajuda a um profissional.

 

O acabamento polido é o resultado de um trabalho sucessivo sobre a peça, que começa por ser lixada, depois polida no polidor com escova e sabão próprios e por fim escovada com uma mistura suave de água e amoníaco. Para recuperar o estado polido das peças em prata pode utilizar um pano de polimento, produto próprio ou entregá-la a um profissional, para um resultado mais eficaz.

Tratando-se de jóias em contacto directo com a pele (caso de alianças) é natural que o atrito do uso contínuo faça o brilho sobressair, mesmo em peças de acabamento escovado.

 

OXIDAÇÃO

 

A oxidação é um tratamento superficial provocado propositadamente através da imersão da peça em produto próprio. Para a manter durante mais tempo evite lavar as peças e nunca as esfregue. A patina adquirida com a oxidação é temporária, vai-se tornando menos uniforme e saindo com o tempo e o uso contínuo (mais rapidamente em peças que estão em contacto com a pele, como anéis e pulseiras) – esta transformação natural não deve ser encarada como um defeito, mas sim como parte integrante da personalidade da peça.

 

BANHOS

 

O banho é um tratamento superficial a que a peça é submetida, para adquirir a aparência uniforme de outro metal – caso do latão com banho de ouro ou da prata com banho de ródio.

Todas as peças são banhadas a ouro (plaquet) com 1 micron - espessuras superiores estão disponíveis por pedido, preço sob consulta.

As jóias submetidas a banhos podem ser utilizadas normalmente, mas convém adoptar alguns cuidados adicionais, para evitar que a camada superficial desvaneça. Não se deve lavar, esfregar ou polir estas peças e deve evitar-se o contacto com superfícies abrasivas que, para além de provocar riscos, poderão fazer a camada do metal original aparecer.

O banho irá necessariamente desvanecer com o tempo, mas o uso contínuo e o contacto directo com a pele contribuirão para um maior desgaste, que poderá ser considerado como parte natural e integrante da peça. Se no entanto desejar recuperar o aspecto do banho original, é possível requisitar facilmente esse serviço em lugar especializado.

 

REMÉDIOS CASEIROS

 

Pode usar uma escova de dentes suave com um pouco de pasta dentífrica para remover manchas e recuperar parte do brilho inicial da prata.

Para recuperar o acabamento escovado de uma peça use com cuidado uma pequena escova própria de latão, escovando a peça sempre no mesmo sentido em baixo de água - a oxidação natural será substituída por um suave brilho e a peça recuperará vida.

 

Mas tenha cuidado: não utilize estes métodos em peças tratadas com óxido ou banho, sob pena de o remover e seja prudente no caso de peças com pedras.

 

UM ÚLTIMO CONSELHO...

 

Não se esqueça de usar a sua jóia única feita à mão com orgulho. Cuide-a. Valorize-a. Divirta-se com ela!

EN

® ANA PINA É UMA MARCA REGISTADA     © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS     2017